Eu vi: Divergente

 Apesar de já ter visto divergente há algumas semanas ( eu acho ! ) ainda n]ao tive oportunidade de postar o que achei aqui no blog. Afinal, a faculdade está me sugando toda a vida e , além disso, tenho resolvido algumas coisinhas da minha vida e do blog. Mas enfim, vamos falar sobre o filme.


Pra quem não leu o livro, vou falar um pouco sobre a história. Bom, ela começa quando 100 anos após diversas grandes guerras , o mundo foi dividido em facções para que fosse reconstruído.
Abnegação, Erudição, Audácia, Franqueza e Amizade. Cada uma das facções tem uma função dentro da sociedade e cada uma delas tem uma personalidade própria que é absorvida por todos os seus membros. Todos na Abnegação são simples, discretos, usam roupas cinzas e ajudam a todos sem distinção, por não terem qualquer ambição eles governam a cidade. Quem é da Erudição se concentra em pesquisar perguntar e aprender, eles são os professores de todos. A Audácia guarda a cidade de qualquer ameaça e seus membros são destemidos e se acham superiores. Os da Franqueza só falam a verdade e repudiam qualquer forma de mascará-la e os da Amizade cuidam das plantações e são gentis com todos.

Beatrice Prior é da Abnegação e quando faz 16 anos tem de escolher em qual facção quer ficar . Assim como ela todos os jovens de 16 anos devem escolher suas facções , inclusive seu irmão Caleb . Quando Caleb escolhe a Erudição, Tris pensa duas vezes , mas acaba por escolher a facção que sempre admirou: a Audácia. Lá ela começa a sua iniciação e conhece Quatro, seu instrutor . Mas como nem tudo são flores, ela vai descobrir não só como é difícil ser um membro da audácia, mas também os segredos entre as facções que mostra que o mundo em que ela vive não é tão perfeito quanto parece.

 Eu já tinha lido o livro e , portanto, fiquei comparando cada cena e personagem com o que eu imaginei lendo o livro. Não me decepcionei muito como quando vi os filmes do Percy Jackson, mas claro que o livro continua sendo muito melhor. Gostei da atuação dos atores e achei a aparência de cada um bem fiel ao livro ( na medida do possível , claro!). A única ressalva que tenho com relação a isso, foi eles terem colocado o Ansel Elgort como Caleb, porque ficou meio estranho ver ele de irmão da Shai e depois ver eles se beijando na revista ( e olha que a culpa é das estrelas ainda nem estreou ) . A Tris e Tobias tiveram quase a exata aparência que eu imaginei quando li o livro ( só faltou a Tris ser mais feia ) . Ah, adorei a Cristina.

Achei o filme bem menininha, pois apesar do livro dar bastante espaço pro romance entre a Tris e o Tobias achei que no filme isso ficou mais aparente e a distopia ficou mais de lado, o final foi totalmente distorcido ( o do livro é bem melhor) tirando isso a história me pareceu bem fiel . Ah, e o Tobias estava muito mais amável no filme do que no livro . Ele chegou a ser romântico no filme quando no livro parecia um cavalo de tão grosso.

Antes de ler o livro ou assistir o filme, todos a quem eu perguntava sobre a sinopse do livro me falavam que era super parecido com Jogos Vorazes . Bom, tenho que concordar que a base essencial da história é muito parecida mesmo, mas a forma como o enredo se desenrola e os personagens me pareceram bem distinto, apesar dos ponto iguais, como: uma personagem principal forte e determinada, um casal que todo mundo acha um máximo, uma revolução contra o sistema que envolve principalmente a mocinha e etc.Mas , mesmo com todos esses elementos, não consigo fazer uma comparação precisa entre divergente e Jogos Vorazes.

Com relação a história por si só, eu adorei a divisão em quatro facções e eu sei que ninguém perguntou, mas mesmo assim eu vou dizer: sou da Abnegação. Acho que a Abnegação sofre uma grande injustiça, por que apesar dela não ser a facção mais determinada ou alegre pra se viver, ela fez o que todas deveriam fazer juntas, ajudar umas as outras. A Abnegação constrói e a Audácia ( que todo mundo ama de paixão ) só destrói, só traz dor e sofrimento. Tudo bem que não podemos tapar o sol com a peneira e deixar que as coisas continuem do jeito ruim que estão só porque é mais comodo, mas também não precisamos destruir tudo e todos pra fazer um mundo melhor. Pra fazer um mundo melhor as facçôes deveriam cooperar juntas e se ajudar. Por isso, concordo com o Tobias quando ele fala que não quer ser uma coisa só, ele quer ser todas as facções ( apesar de eu achar que ele só é Abnegação e Audácia, se mais ) .   



Bom, acho que já falei bastante sobre o filme e um pouco sobre o livro também. Então, é isso! Falem o que acharam sobre a resenha e sobre o filme ( eu sei que vocês viram ) .

Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda

11/10 - Passeio em terosópolis

13/10 - Niver da Renata

18/10 - Festa de Hogwarts